sexta-feira, 28 de junho de 2013

Parabéns mãe Zira!

Com algumas das tuas amigas da nova geração, na tua casa: as netas Leonor, Maria e a vizinha Mariana
Assim, como eu te quero sempre: a sorrir. Despreocupada. Feliz

Tive um dia horrível no trabalho. Dos mais duros em 13 anos de carreira. Muito serviço, muita responsabilidade, muita gente, alguma reclamação, uma ou outra ocasião em que tive de levantar a voz para que as pessoas me ouvissem… Mas sobre isso hei-de escrever quando tiver tempo e me apetecer. Talvez quando a ferida estiver mais sarada. Quando estiver ainda mais calmo.

Agora estou tranquilo. Cheguei a casa, tomei banho e estou a escrever-te para te dar os parabéns no facebook. Pessoalmente, dei-tos logo de manhã quando te fui beijar antes de ir para o meu serviço. Disse-te que eras a pessoa mais parecida comigo em vida e por isso chocámos tanto no passado. Forças idênticas repelem-se, não é que ensinam em química? Disse-te que ainda bem que estamos vivos. Dei graças a Deus, por os dois termos passado provas tão difíceis nos últimos tempos. Pela superação. Disse-te que era tão bom poder dar-te os parabéns pelos anos de vida. E já vão 63!

Sei que ligas muito ao facebook. Na azáfama dos dias, em que todos corremos para todo o lado, tu estás muitas vezes só, por mais companhia que tenhas. Na internet tens sempre leitura nos blogues que gostas, no facebook tens sempre companhia, amigos, afeto, calor humano. Sei que por isso é tão importante para ti. Por isso te escrevo esta mensagem. Para que tu leias e para que todos possam ler e conhecer o meu sentir por ti. Eu sei que sou o teu Pedro. Houve tempos em que não fui. Não estava cá. Mas sou mais o Pedro que tu queres a cada dia que passa e isso faz-te imensamente feliz. E a mim também.

Já vou jantar contigo. Já quero ter o prazer de estar contigo e quero partilhar o prazer de te ver ler este texto. Se não me atrasar muito…

Quero aqui dar-te uma prenda para além da que a Cris te comprou. A prenda é esta:

O exercício que fazem com as crianças de compararem as pessoas a algo da natureza ou animal é interessante. Fá-las crescer. Se tivesse que encontrar algo na natureza com a qual te pudesse comparar seria uma montanha. Pela tua força, capacidade de resistir às adversidades, às contrariedades da vida. Uma montanha serias. Um porto de abrigo. Uma protecção sempre presente. Mas não seria uma montanha qualquer. Teria que ser grande como tu que és alta, e com um vulcão lá dentro. Com calor, com sentimento. Que entraria em erupção não quando a vida quer mas quando ela, tu, a montanha, quisesse. Com inteligência, como a que tens.

Um beijo. Grande e com um abraço apertado como os que nós damos.

Quero-te muito.

Amo-te como não amo mais ninguém no mundo.

Mãe há só uma.

Do teu filho,


Pedro

2 comentários:

zira disse...

Não consigo parar as lágrimas. Mas são de felicidade. São de orgulho pelo que me transmitiste. São palavras sentidas de um entendimento incondicional, como é apanágio teu quando te "abres" a falar ou a escrever. Bem hajas por tu e a tua familia darem aos meus dias importância. Por estarem presentes. Por serem meus de verdade. Não sei como retribuir... só abrindo o coração e guardando-vos apertadinhos cá dentro.Os filhos,as esposas deles e os netos são a continuação da vida, o sabor aromático de incentivo e por este lado só posso dar GRAÇAS.Não poderia querer mais...

Helena Barreta disse...

Parabéns à sua mãe. Que sejam muito felizes.

Um abraço