quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O regresso da minha prima SABI




Há dias vi esta notícia na SIC e fiquei rendido. Teve de entrar para os arquivos!

É sempre tão bom quando vemos o sucesso de malta que tem a sorte de ter a mesma alcunha que nós.

Ah, cadela de boa raça!

Máquina!

-

PS: Para os leitores que porventura estejam fora do contexto, Sabi é a alcunha com que me baptizaram aos 10 anos, quando fui estudar para o Ciclo de Castelo de Vide. Foi-me metida à pressão pelos colegas mais mal comportados lá da turma. Digamos que eu não era dos mais parvos e como era o menino das professoras, a notas eram boas... os gajos começaram: "Entã mas esta cabrã sabe tude? Eh... deve de ser algum sabichã!". E lá está! A sabedoria virou galhofa e aí nasceu a alcunha de "Sabichã" que depois passou para "Sabiá" (por causa dos gelados da mesma marca) e a odisseia etimológica terminou na forma final de "Sabi". Fui Sabi durante os 5 anos de Castelo de Vide, dos 10 aos 15; levei a alcunha comigo para Portalegre e ainda hoje sou assim tratado pelos amigos desse tempo e por muitos dos que me estão mais próximos.

A força do anexim é de tal ordem que chegou a ser herdada pelo meu irmão que também ficou o Sabi. Juntos criamos a dupla "Os manos Sabi". E a malta diz: "Xiiii, olhem quem lá vem... os Manos Sabi", o que é bom e mostra respeitinho que é sempre muito bonito.

Para os do meu tempo, o meu irmão é o Sabi Júnior. Para os do tempo dele é ao contrário, o que gera situações engraçadas. Uma vez, um dos putos lá das relações dele perguntou-me: "mas tu és irmão do Sabi?". E eu, perdoando-lhe a ignorância e a irreverência que é normal nas criancinhas, respondi-lhe: "Não bébé... EU SOU O SABI, o único e inimitável. The one and only. Estás a olhar para o original, boneca! O meu irmão é o franchising (que deveria de pagar direitos de aluguer mas esses eu até lhos perdoo).

Esta é a história dos Sabis.

Não faço a mais menor ideia onde e como é que a cadelinha ganhou o Sabi dela.

2 comentários:

Catarina disse...

Olha que linda labradora,que bela namorada daria para o meu Popov.Pois,que ele pode estar diminuído,mas ainda gosta de dar o seu salto.

Bonito disse...

Curiosa esta coisa da internet!

Há tantos anos a chamar-te Sabi e, por acaso, não sabia a origem de tal alcunha. E, também por acaso, soube hoje tal origem.

Contudo, esta “novidade” não surgiu em conversa numa refeição familiar, nem a beber uma cervejola por aí numa tertúlia…

… surgiu na Net… curiosamente!


Abraço

Bonito