quarta-feira, 29 de maio de 2013

O novo castelo de Marvão

Há dias, porque a vida e os compromissos assim o propiciaram, almocei em Marvão. Comi no café lounge do meu primo amigo Jorge e despachei-me rápido. Como tive tempo livre de sobra nessa hora de almoço, decidi dar um passeio pelo castelo para descobrir as novidades. Sabia que o castelo estava com utilização remodelada e já se pagava na entrada. Quis saber mais. Pagava-se mas fui logo informado que os naturais ou residentes do concelho entram de borla. Melhor.


O jovem Américo que estava de plantão, recebia as pessoas numa estrutura moderna do tipo aquário que tem todas as condições (para quem está e para quem chega). Tem umas linhas arrojadas que não chocam com o que já existia ali. O que é antigo, deve-se preservar mas o que é novo, novo deve ser. Deve parecer recente com linhas modernas sem imitações do que estava. Aqui, apenas o bom gosto deve reinar. Respeitar mas não imitar.


A minha ideia revelou-se muito positiva e constituiu uma excelente surpresa para mim. Sempre defendi o pagamento de entrada no castelo. Quando era vice-presidente da câmara e vereador responsável pelo turismo, sempre me bati para que isso fosse feito. A maior fonte de receitas de Marvão não era aproveitada e esse sentimento derrotava-me. Sempre defendi o pagamento da entrada no castelo.

Como sempre defendi que a maior parte dos visitantes que vinham a Marvão nunca entravam no posto de turismo. O posto de turismo era deslocado do principal percurso: entrada – castelo - saída. Ficava situado nos baixos do edifício da câmara e muitos turistas iam direitos ao castelo e nem se davam ao trabalho de o procurar. Entravam, viam o que há para ver e saiam. Sempre defendi que o posto de turismo deveria ser na entrada da vila, onde está hoje. Eu já não estava no executivo quando o inauguraram mas quem sabe a verdade do assunto, sabe que o grande responsável pela localização do posto de turismo ali fui eu. Eu. Sozinho fui a inúmeras reuniões com os mesários da Santa Casa da Misericórdia. Reuni com os proprietários das duas garagens que ali estavam onde hoje está o posto de turismo e convenci-os a aceitarem os espaços alternativos que lhes propus. Consegui o triunfo mas foram outros, os que estão hoje lá em cima que colheram os louros. Quando passo a deixar a minha mulher nesse posto de turismo da entrada da vila onde trabalha e trabalhava já antes de ser vereador (muitos anos antes!), sorrio sozinho. Um sorriso de vitória que ninguém me tira. E olhem que vai de orelha a orelha.


Deu-se um passo grande e agora deu-se outro com o começo da cobrança da entrada no castelo. A cobrança da maior receita da vila que foi entregue… ao Centro Cultural. A câmara entregou a maior receita ao centro cultural de Marvão!

Entregou e o Centro Cultural tem aproveitado bem a oportunidade explorando aquilo que os outros não têm capacidade para perceber. Realizou um folheto primoroso que é entregue na entrada aos visitantes aquando cobram a entrada. O projeto de folheto que conheci em embrião não mencionava quem são os obreiros da sua feitura. Nem os autores dos textos,  nem os autores do design. Como isso não se pode admitir e é um trabalho que se não foi gracioso, andou por lá perto, propus que seja o que for deve sempre conter o nome do autor. Propus isso ao presidente do Centro Cultural de Marvão, o meu primo Jorge Rosado que é um rapaz inteligente e desenrascado. Ele aceitou a proposta e agiu em conformidade.



 Quem dantes vinha ao castelo ficava com a sensação que era bonito mas era terra de ninguém. Era como se não tivesse dono. O desassombro era total. Reinava o abandono.

Desta última visita, fiquei agradavelmente surpreendido com o meu passeio. O castelo está bonito, está bem recuperado e o dinheirinho que se paga, como refere no folheto “reverte na totalidade para a conservação e manutenção do monumento. O património é de todos, ajude-nos a conserva-lo.” Centro cultural de Marvão: mais 1 ponto. Câmara Municipal de Marvão : 0. Bem… zero mais meio ponto. E meio ponto porquê? Porque quando a gente não é capaz, dar lugar e dar oportunidade a quem sabe e prova que é capaz tem de valer alguma coisa. Não chega a 1 ponto. Mas vale meio ponto.


O espaço está do mais aprazível possível. Bonito mesmo. Vi visitantes a pintarem nos locais que foram criados para contemplar a paisagem. Vi turistas a admirarem os espaços envolventes e a vegetação. Vi fotógrafos a desfrutarem o monumento muito bonito e bem cuidado. Tudo muito bom. Isto nem parece Marvão! Parece que estamos no estrangeiro. (Onde o respeito pelo património de todos é por demais evidente).

Eu quero lá saber se essa estupidez que foi a eleição das 7 maravilhas de Portugal não distinguiu Marvão. Essa história das 7 maravilhas não foi mais que a ideia duns meninos espertos para ganharem muita massa. Como era votado por telefone ou internet ou lá o que era, claro que os grandes centros populacionais elegeram logo os que queriam e eram localizados na área. Os grandes centros votaram. Nós, os pequeninos, os do interior, ficámos a perder. Agora os meninos das “7 qualquer coisa” viraram-se para as 7 praias de Portugal. É um filão que não tem fim. Só quando os bornais das televisões perceberem que o rei vai nú é que abrem os olhos. Um filão construído com muito merchandising, muita t-shirt, muita caneca, muito autocolante, muito telefonema e as contas bancárias deles a aumentarem muito.


Bom, voltando ao castelo. Está bonito, está bom. Para utilizar a linguagem da minha filha Alice, “dá orgulho a mim”.



Dá orgulho e enfeirei logo num íman de uma rua para o frigorífico a dizer Marvão na loja do meu amigo Garraio.






Dá orgulho e quando estiver aberto o café na antiga casa do forno, com esplanada e sombras que já está concessionado, creio que às Pousadas de Portugal, ainda deve dar mais orgulho a mim.

Aceitem o convite do meu blogue e venham conhecer melhor o novo castelo de Marvão. Não é por 1 euro e pouco que ficam mais pobres. E garanto-vos que vão ficar mais ricos. E de certeza mais felizes!




Olhando o trabalho que fez o Jorge Rosado e o Centro Cultural de Marvão que deram uns bigodes a quem de direito, lembro-me das palavras do presidente John Fitzgerald Kennedy que já lá está na terra da verdade e não deve ter facebook. Ele disse uma frase lapidar que adoro e pode ser aplicada a muita coisa na vida: “não perguntes o que é que o teu país pode fazer por ti. Pergunta o que é que tu podes fazer pelo teu país.” Centro Cultural de Marvão: “não perguntes o que é que a câmara municipal de Marvão pode fazer pela tua terra, pelo teu concelho e pelo teu castelo. Pergunta-te como te perguntaste e bem, o que é que o Centro Cultural pode fazer pela sua terra, pelo seu concelho e pelo castelo de Marvão.” 



No facebook vou referenciar os visados no texto e vou colocar um texto a dizer:

Estas palavras que devem agradar a:
Jorge Rosado, presidente do Centro Cultural de Marvão; ao marvanense Jorge Alberto cujo nome foi bem referenciado mas deveria conter uma nota de rodapé dizendo que é um rapaz de Marvão licenciado em história que escreveu o texto; ao João Bucho que tem um talento imenso e desenha primorosamente; aos Buchos todos (Isabel Bucho e Domingos Bucho porque devem gostar de ler bem sobre a família), ao Posto de turismo de Marvão que sei que tem facebook; ao meu amigo António Garraio, proprietário da loja “Cá de Marvão” e à Mercearia de Marvão que é da minha amiga Catarina Bucho. Estes Buchos metem-se em todas e isso é bom porque fazem tudo bem. Desta gente é que a gente precisa. O patriarca Domingos Bucho foi chutado para fora da candidatura a património mundial pelas eminências da câmara e esteve por trás da candidatura de Elvas que foi considerada património mundial. Ele há bofetadas que devem doer menos!

Palavras que devem agradar a pessoas que não devem ter facebook: as jardineiras da câmara: Maria do Céu, Maria João e Ana. Não devem ter facebook mas surgem na fotografia que fecha este texto e eu fiz questão de lhes dar os parabéns pelo excelente trabalho em voz alta no jardim. Claro que ficaram todas babadas porque devem mais levar pontapés que elogios. Como o facebook pode não chegar lá, cheguei eu!


As palavras não devem agradar lá muito porque são verdadeiras e isso é sempre inconveniente: à Câmara Municipal de Marvão e ao Posto de Turismo de Marvão que têm facebook.   


6 comentários:

Jorge Rosado disse...

Boa Noite Primo Pedro,

Quero desde já agradecer em nome do Centro Cultural as tuas palavras amigas e sobretudo SINCERAS/VERDADEIRAS sobre o projecto do "NOVO" Castelo de Marvão.

Desde a primeira hora que decidimos abraçar este projecto, que o nosso objectivo era despertar este entusiasmo e orgulho de TODOS os Marvanenses pelo nosso Património, pelo Castelo de Marvão.

Como tiveste o cuidado de aprofundar o Tema, ouvir todas as partes e de forma isenta construir este Texto, gostava de te dar uma palavra de apreso pela tua Força e porque tu és Genuíno e SÓ procuras o BEM para Marvão:)

O Centro Cultural decidiu, através dos seus Corpos Sociais, por unanimidade, apresentar uma proposta ao convite que o Município endereçou a todas as associações do Concelho, por 3 razões muito simples para quem nos conhece e trabalha connosco, complexas para quem tem outros fins:

1) Porque tem capacidade humana na sua Extrutura para avançar com projectos pioneiros;
2) Porque, enquanto Marvanenses orgulhosos do seu Património, sentimos que o Nosso Castelo poderia vir a ter outro rumo que não serviria os REAIS interesses dos Marvanenses;
3) Porque queremos demonstrar que mesmo com escassos recursos financeiros, é possível criar uma equipa forte, cabaz, criativa e com uma dinâmica invejável, que em menos de 30 dias (por força do protocolo) foi "obrigada", mas felizmente conseguiu lançar concurso para os novos espaços, criar uma comunicação própria, criar novos serviços, sensibilizar e formar jovens capazes de Bem Receber todos os visitantes, angariar parceiros que acreditassem no nosso projecto e o podessem tornar autosustentável, estimular os promotores a investir na sua ideia de negócio no Castelo...preparar uma inauguração com muita dignidade...enfim, tu sabes do que falo, como construir um projecto do nada( ALMOSSASSA);

Gostava de relembrar que toda esta Equipa que já vou passar a apresentar é VOLUNTÁRIA, e conforme dissesse-te e muito Bem, apenas tem no seu FOCO, aquilo que pode fazer por Marvão e NUNCA, como se servir de Marvão!

O Centro Cultural não procura tirar qualquer dividendo deste projecto, apenas demonstrar que tudo é possível, mesmo sem recursos, quando estamos de corpo e alma a trabalhar por Marvão, quando temos amor à camisola, quando damos tudo no limite das nossas forças e tudo se torna ainda mais fácil quando apenas temos de respeitar a história e procurar o melhor para Marvão, sem compromissos com quaisquer outros interesses.

O projecto é claro, tem um Slogan ao qual somos fieis:
+ VIDA
+ Património

Temos uma equipa competente, 100% Marvanense e ambiciosa:

Corpos Sociais:

Jorge Rosado
António Éfe
César Lopes
Manuel Silva
D. Júlia

Tiago Pereira
António Oliveira
Jacinta Oliveira

Pedro Silvério
Dionisio Gomes
Leandro Rosado

Equipa Apoio - Gestão Castelo
Jorge Alberto
João Bucho

Patrocinadores Oficiais:
Delta Cafés
Caixa Geral de Depósitos

Promotores:
Cá de Marvão| Souvenirs & Gourmet
Pousada de Santa Maria | Cafetaria
Mostra-me | Galeria de Arte
Ficar | Associação Cultural

Jovens Voluntários - Recepção:
Américo Monteiro
Núria Sabino
Carlos Amador
Alexandra Anselmo
Diogo Gomes
Felicia Amador
Rui Candeias

Espaços Verdes:
Dionisio Gomes

A Todos eles, enquanto líder orgulhoso desta equipa, presto uma vez mais o meu agradecimento pelo brio com que têm desempenhado o seu papel, VOLUNTARIAMENTE.

Jorge Rosado disse...

... Face à minha actividade, apesar do pouco tempo que tenho e de priveligiar o contacto pessoal(como sabes:) à blogoesfera, e só com um olho aberto, entendi escrever-te esta mensagem porque sou teu Fã, por todas as batalhas que travas-te foram por todos NÓS:

Eu acompanhei o processo do Posto de Turismo e sei que se não fosse a tua palavra, bom senso e a confiança que as pessoas depositavam/depositam em ti, ainda estaríamos em fase de estudo;

Quando ao pagamento da entrada no Castelo, é para mim o maior orgulho, sabes porquê:

Porque esse valor é tão simbólico que as pessoas dão gorjeta;
Porque permitiu que criássemos um novo serviço: Guia e Mapa de Vista(com qualidade);
Porque permitiu ajudar alguns dos jovens desempregados, estudantes;
Porque já permitiu fazer um conjunto de melhoramentos no Castelo que iremos tornar público oportunamente;
Porque os Marvanenses, Naturais e Residentes não pagam :)
... E Também não precisam de apresentar o PIN de Morada - cartão de Cidadão, o Américo é prático :)
Porque as Escolas, Escuteiros, Associações sem fins lucrativos, Guias Oficiais de Marvão não pagam;
Porque temos VIDA, temos pessoas que recebem os visitantes com um "Seja Bem-Vindo ao Castelo de Marvão" e lhes prestam todo o apoio necessário:)

E para quem não gosta de Marvão (Sim, porque quem gosta e sente Marvão nunca o diz, nem pensa) e dizia que quando se cobrasse ninguém ia entrar no Castelo(como se a entrada fosse igual ao Castelo de São Jorge, 7,50€ ou parecida com o Mosteiro da Batalha, 5€) já entraram em menos de 2 meses 10 000 pessoas e oferecemos a viita a cerca de 2000 pessoas(20%).

O CASTELO DE MARVÃO É DE TODOS, PARA TODOS:)
Este Domingo fica o Convite para a Inauguração de mais 2 novos espaços e concerto único na Torre de Menagem!

Um Forte Abraço deste sempre teu amigo,

Estamos juntos:)
Um Abraço,
Jorge Rosado

Catarina disse...

Gostei muito de ler este post.
Na minha opinião a exigência de um pagamento à entrada do Castelo deve fazer-se quando dentro do espaço se reunam condições para se dar algo de volta aos visitantes.

Assim sendo, é com agrado que reconheço o tanto que o Centro Cultural já fez: o mapa/guia de visita, as actividades culturais, a concessão de espaços para lojas/cafeteria, o cuidado que a todos nos orgulha na limpeza/jardinagem.
São grandes passos para uma associação, são grandes lições para a Câmara Municipal que se demitiu das suas responsabilidades.

Helena Barreta disse...

Até estou emocionada. Muitos parabéns ao Centro Cultural e a todos os envolvidos neste magnífico projecto. O castelo de Marvão merecia, há muito, o que agora tem.

Que os novos espaços sejam um sucesso, boa sorte.

Um abraço

Helena Barreta disse...

Até estou emocionada. Muitos parabéns ao Centro Cultural e a todos os envolvidos neste magnífico projecto. O castelo de Marvão merecia, há muito, o que agora tem.

Que os novos espaços sejam um sucesso, boa sorte.

Um abraço

zira disse...

Tenho que lá ir ainda que demore uma tarde ou uma manhã inteira.Mas como estou no Alentejo vou d e v a g a r i n h o.