terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Ó Tio Marcelo, desculpa lá mas… (mais) esta não! (carta aberta ao Presi)



Desculpa lá o nível informal mas… embora aceite que não te lembres, já fomos próximos, como podes comprovar pela foto abaixo. E não! Não é montagem. Deixei mesmo que te pudessem fotografar a meu lado.


Fica descansado que não vou dar com a boca no trombone, e contar como foi a noite louca em Espanha que tivemos depois daquele festival de música que fingiste adorar, mas te aborreceu quase até ao adormecimento. Cá pra mim, amigo é amigo, e o nosso pacto gravado a sangue fica para sempre. Sabes que sou teu camba, mas, desculpa lá, cá pra mim, agora bateste no fundo. Esta dos camionistas… foi demais!
  




Meu querido Senhor, sei que sabes que sempre te admirei horrores: pela inteligência, pela célebre reputação de notável Professor com P maiúsculo, pelas ínfimas horas de sono que precisas para estares com as pilhas sempre em alta voltagem, pelo teu nível de ténis, por teres atravessado o Tejo a nado, quando usavas aquela perinha farfalhuda, que te dava um ar fantástico de detetive fora de horas, enfim, tanta coisa.


Entraste para a presidência com suplesse. Não foi necessária uma manobra tão hábil como a do primo Costa, que teve de engolir os comunas ainda vivos, a estrebucharem, e tem os bloquistas ainda a picarem-lhe por dentro das cuecas como se fossem pulgas. Foste mais elegante, mais frio e cínico, se quiseres. Deixaste o pobre do Passos Coelho cuspir… pensando ele que para o lado, mas sabendo tu que lhe cairia a escarreta em cima, quando insinuava que não serias a melhor escolha, porque estavas certo do teu valor.

Na sociedade em que vivemos, quem entra em casa todos os dias pela porta da televisão, sabe que está próximo do coração, e é considerado quase como se fosse da família. Tu, bem falante, extremamente inteligente, comunicador único com uma bagagem e uma projeção notável (os muitos anos a dar aulas notam-se bem) foste a jogo já com as faixas de campeão penduradas do pescoço.


Cerebral, não fechaste a porta ao PS, não foste chocar direto a eles, e deixaste que o Sampaio da Nóvoa ficasse meio a levitar no limbo, com a Maria de Belém, a pobre, essa bonequita fugida das Crónica Feminina nos anos 70, a sorrir amarelo para as tantas dívidas que teria sozinha de saldar, por sua conta e risco. Assim, pudeste ser deles também. Assim… ganhaste.



Ao ganhar, tens feito uma legislatura que já se esperava. Muito pensante, muito resguardada nos juízes do Ratton, aos quais recorres com frequência, para te safares do Knock-out nas cordas quando se ouve o gongo da Constituição. Tens sido muito de massa cinzenta e… cor-de-rosa, também.


Aqui começa o meu descrédito. Tantas vezes em que me apetecia ir detrás de ti, e sussurrar-te, amigo, “Marci, olhó nível!!!!”
Eu sei que és cristão, como eu sou; eu sei que o bem, a procura da felicidade (muitas vezes dos outros) te move, eu sei que só queres o melhor. Mas era mesmo preciso aqueles beijinhos nos rostos enrugados por muitas décadas de trabalho e sofrimento, massacrados pelo flagelo dos fogos, molhados por lágrimas de dor?


Era mesmo preciso ligares para a Cristina Ferreira, a desejar-lhe sucesso no seu novo programa, num canal que não o de origem? E onde é que esteve nesse então, o Marcelo da massa cinzenta, o dos neurónios que pensava sempre em tudo, o precavido? Nunca pensaste no ricochete que essa boa ação teria na letal concorrência? Que incauto foste, que pouco… pensador.



Gosto de imaginar como seria o teu comentário à Judite de Sousa, se visses um outro qualquer, no teu lugar agora, a cometer tamanha desfaçatez.


A de hoje então, fez-me estremecer, e pegar no teclado: enfiares-te num camião para constatares, com os teus próprios olhos, como é dura a vida dos camionistas?!?!?!?
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH (respirar) AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH(respirar) AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AI eu, ai eu… FALECI!!!!!!!!


E melhor que isso, propores que vais propor “a quem de direito”, como tu disseste, a que sejam considerados como uma profissão de desgaste rápido?!?!!?

https://tvi24.iol.pt/politica/marcelo-rebelo-de-sousa/marcelo-diz-que-se-deve-reconsiderar-idade-da-reforma-de-camionistas-de-longo-curso


Olha, vou-te dar uma dica. Quando tive uma boa pontuação na prova de cultura geral (Português, História, Geografia, Lógica matemática, etc.) que me permitiu destacar entre os 80.000 que foram a concurso, e abriu a porta de entrada nas Finanças, pensei que estava safo mas… ainda não. Essa foi apenas entrada num mundo, mas o “edifício fiscal” tinha de ser construído com um curso intensivo, ministrado por valores da nossa casa lagóia, que abordaram imposto a imposto, do património ao rendimento, da despesa à justiça. Nesse curso de meses que me deu mais luta que o superior que andei a tirar em Lisboa, por não ser da minha área, ensinaram-me um dia que a Lei Geral Tributária, ou seja, a nossa Constituição dos Impostos, previa no artigo 10º, que todos os rendimentos, incluindo os ilícitos, deveriam ser tributados. Ora isto para um jovem jornalista recém-formado, cheio de sangue na guelra, foi como uma alfinetada em cheio no rabo! Ora… como é que poderia ser tributado, se o que deveria era ser erradicado e combatido à priori, num estado de direito?!?!?


Ora este Estado, que prefere amealhar (até do que não deveria) antes de ajuizar, era uma ideia Dantesca que chocava com o meu código de valores e princípios, me granjeou algumas discussões, outros tantos olhares de lado, mas pelo menos (e o que me vale é sempre isso), libertou-me porque… saiu (de cá de dentro, lá para fora).


Ora pegando nisto, nesta tua postura agora mostrada, eu até tremo de te ver um dia a passear numa rua escura do Intendente, à frente de uma bicha de luzes de câmara ligadas em direto, com uma jeitosa dessa vida agarrada a cada braço, enquanto tiravam selfies e gritavam: “DESGASTE RÁPIDO JÁ!!!!!”





Pessoali, eu já venho!

Tantas...

Ai ó criadore!!!!!!!

Tio Marcelo, segue o conselho do teu Sabizinho: 


VAI PRA DENTRO!!! RESGUARDA-TE!!!!

  
Nota final: depois disto, já sei que não mais me poderei aproximar de ti, da próxima vez que cá venhas! A minha foto vai ser afixada no placard dos procurados pelos teus seguranças, e ao mais menor esboço de abordagem, “amandam-se” a mim como gato ao bofe. Em menos de nada, estou de mergulho em plena barbacã, enquanto tento perceber se bater os braço com muita força… faz voar!

Sem comentários: