terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

É o fungágá...fungágá da bicharada





Assim que soube disto, percebi logo que tinha de escrever, para conseguir exorcizar o mal. Meu Deus… Como se não bastasse… Que país, este…

Qualquer dia, sai mesmo a jangada de pedra por esses oceanos fora, para cair no abismo algures dos confins do negro, escuro, e infinito espaço sideral.

Como se não bastassem os tremendos e gritantes escandâlos bancários (https://observador.pt/seccao/economia/banca/caso-bes/) para todos os gostos e feitios (https://www.rtp.pt/noticias/economia/bpn-e-o-maior-escandalo-de-sempre-do-sistema-financeiro-portugues-defende-nicolau-santos_a549882), o sistema político do mais corrupto que se pode imaginar (https://sicnoticias.pt/especiais/socrates) (https://observador.pt/seccao/pais/armando-vara/) a populaça também vai dando achegas para a fogueira, para ver se as brasas não arrefecem… (https://www.publico.pt/2019/02/07/sociedade/noticia/julgamento-detidosmanifestacao-comeca-forma-conturbada-1861057#gs.F4WwdUyB)

A (grande maioria) da população portuguesa de hoje em dia anda adormecida, agarrada à televisão, presa aos smartphones, hipnotizada pelos pcs, tablets, consome e não pergunta, não se questiona, não pensa!!!, enquanto caminha hipnotizada para o fim.

A bomba mais recente, para mim, foi a de um grupo de reclusos da cadeia de Paços de Ferreira, um estabelecimento prisional de alta segurança destinado aos presos mais ruins dos maus, que transmitiu em direto pelo facebook, a festa de aniversário de um traficante de droga, o Márinho dos Quicos, que celebrava 41 anos e mantém um perfil no facebook onde publica regularmente; organizado pela Armando. Tudo rapaziada do melhore!







A festinha, filmada por outros detidos, através dos seus telemóveis ali proibidos por lei naquele espaço, começou às duas da tarde de sábado passado, e terminou uma hora e meia mais tarde. Deu para esticar as patinhas, beber álcool duro, fumar do que havia e dar-lhe bem, malhar no jogo, comer bolo e desfrutar de muita curtição.

Nesse período de visitas na cadeia de Paços de Ferreira, só há dois guardas de serviço na ala A para cerca de 400 reclusos, e só assim se consegue explicar que tenham aproveitado a abertura das celas para montar mesas no corredor da prisão, escapando ao olhar dos responsáveis.

Pois parece que um dos quatro guardas de serviço estava no parlatório a acompanhar as visitas, outro a revistar os reclusos na saída para a visita, e, depois, no regresso ao pavilhão; um terceiro com a brigada de reclusos a fazer a recolha do lixo, e ficava um guarda na ala para 374 reclusos, que é uma média extraordinária.

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais já comunicou que foi instaurado “um inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, e coordenado por um procurador”.
O magistrado do Ministério Público que coordena o Serviço de Auditoria e Inspeção do Norte da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais já esteve no estabelecimento prisional este domingo para o arranque da investigação. Depois de casa roubada… trancas à porta!!!

A brincadeinha não é nova! Já em junho de 2016, vários vídeos publicados no facebook mostravam também dezenas de reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra numa festa com pizza, música, charros e o que aparentavam ser notas de 500 euros. Também essa festa foi filmada com telemóveis e aconteceu numa das salas de convívio da prisão. O aniversariante era “um recluso famoso por aqueles lados”, disse um guarda prisional. Todas as imagens foram publicadas em perfis de Facebook de pessoas que estão presas na cadeia.



Eu posso ser assim muita possidónio, concedo, mas tinha ideia que isto… não era, ou não deveria ser assim. Aprendi que quando as pessoas fazem muito mal, e cometem um erro terrível, têm de ser privadas do bem mais absoluto de todos: a liberdade.
Para se corrigirem, quando acusadas, partindo do pressuposto que têm um julgamento idóneo e justo, têm de ser enclausuradas, para ali repensarem a sua vida e, refletindo, com ajudas diversas, conseguirem planear o seu regresso à vida cá fora.

Ora isto está tudo virado do avesso! Como é eu explico estas imagens à minha filha Alice de 9 anos, que aprende na 3ª classe?!?!? O que vale é que ela é mais o Acampamento Kikiwaka…  


Convido a espreitarem as ligações que vos deixo abaixo, para se aperceberem das reclamações dos guardas prisionais, e de como tudo faz sentido.

Este país… que começou com o filho a bater na mãe, que sempre viveu da exploração de terras de além mar, nunca se endireitou e se não tivesse sido a Europa a dar a mão, muito provavelmente já teria ido pelo ralo abaixo.


Eu adoro ser português, atenção! Acho que se tivesse nascido noutro país, emigraria para cá, e haveria de arranjar maneira do Marcelo ser o meu presidente também. Mas nós… tugas…temos cenas em que... não valemos um caracol.


Bibliografia:





Sem comentários: