sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O dia dos compadres de 2019 foi assim…

HAJA ALEGRIA E BOA COABITAÇÃO,
ENTRE AS AMIGAS DA CÂMARA
E OS REPRESENTANTES DA CASA DO BRASÃO!!!!
(É o que a gente de cá leva, caraças!!!!)


E que é isto do dia dos compadres?

Segundo o blogue Outeiro Secano em Lisboa (https://outeirosecanoemlisboa.blogs.sapo.pt/o-dia-das-comadres-119450):


Embora não conheça com rigor, a origem da comemoração do dia dos compadres e das comadres, estas efemérides acontecem, nas duas quintas-feiras que precedem o carnaval. O dia dos compadres comemorou-se na passada quinta-feira, ontem, e para a semana, é o dia das comadres.

Ao que parece a tradição advirá na sequência da comemoração do dia dos amigos, que, ocorria por esta altura do ano, porque habitualmente é entre os amigos que, se escolhem os padrinhos, para os nossos filhos.

Entretanto o dia da amizade virou dia internacional, passando a sua data de comemoração para o dia 30 de julho, designado como, o Dia Internacional da Amizade.
No meu tempo de menino e moço estas efemérides eram levadas a sério, mais o dia das comadres, porque as raparigas tinham mais liberdade para se divertirem. E porque se dizia que as comadres eram gulosas, as mães ainda contribuíam com bens para a merenda, pois era disso que se tratava o dia das comadres, uma merenda de um grupo de amigas, em casa de uma delas.

Atualmente o dia das comadres é recordado sobretudo por associações culturais, interessadas na preservação das tradições, infelizmente e salvo melhor informação, a nossa associação parece não ter nada programado, para este dia.”

Dia muito importante para mim, como já descrevi aqui, http://vendoomundodebinoculosdoaltodemarvao.blogspot.com/2014/02/o-dia-dos-compadres.html, começou bem cedo, com uma mensagem da incansável Mila Mena, sempre na linha da frente da preservação das tradições e amizade. Dizia ela que fora do expediente, haveria uma lembrança para adoçar a boca, e algo para não engolir em seco. E que bem que foi…


Olha... parece-me que vem aí a prima Vera


À tarde, foi hora de rumar ao bar o Adro, da Estrelinha, para ali recordarmos a amizade entre os convivas, e a memória do Sérgio Bernardo, um querido que Deus nos levou cedo demais. Como à noite se deve manter uma ingestão de alimentos frugal, cumprimos. Junto a queridos amigos de larga data, desfrutámos.

Ai que belos e ricos compadres, com o Sr. João Paulo, o Shôr Baltazar, o grande Manuel Coelho, o Rui Pousadas, o amigo Joaquim, o chefe Conchinha, e o patrão Ramos



Bastinha...

Big, Big Máque Cozide, na Mc Velhaca

Ainda assim, fiquei cheio de fome...
Deu-me uma fraqueza de noite...


Aaaaaaeeeeeeeeeeeeeeee... onde é que eu meto isto... 

E para rebater... umas febrinhas que estavam... daqui!

Claro que meteu o belo do cigarrinho clássico, que o dia era de festa!
E deu para diversos rapazolas!!!


 Que Deus nos proteja até ao ano que vem.

Sem comentários: