terça-feira, 26 de março de 2019

João Vasconcelos, morrer… antes do fim (com apenas 43)


Este tipo de notícias têm em mim, enquanto ser humano, vivente, um efeito absolutamente devastador. Quase que dá vontade de me sentar, olhar o céu, e gritar: MAS ESTA MERDA PODE SER SÓ MESMO ASSIM?!?!?!?



Como é que é possível que um ser vivo, de apenas 43 anos de idade, três anos mais novo que eu, se deitar, e durante a noite, enquanto dorme, se finar? Como é que é possível?!?!?

Sem ter sinais de ameaça, sem se sentir mal, sem ter uma segunda chance… quando deu por ele, não deu! JÁ FOSTE!

E dizem alguns que “ai, quem me dera ir assim, de noite… a dormir… sem sentir nada… era um descanso…”

“AI SIM?!?!?!?!?”, digo eu,“AI SIM?!?!?!?!?”
Se me ponho a pensar nesta cena, quem passa a não ser capaz de se deixar dormir, e acaba por marchar por andar feito zombie, sei eu quem é!!!!!!!!!!!!

Tão injusto, pá… Tão injusto… Sem ter um ameaço, uma segunda hipótese, sem… nada.,

A quem cresceu sempre com o fardo da lembrança e culpabilidade familiar, por não terem conseguido/prevenido evitar a morte prematura de um filho varão mais velho a quem o coração falhou, com apenas 14 anos, enquanto brincava nas escadas do Sr. João Viegas da Beirã; a quem viu uma tia paterna ser uma das primeiras operadas ao coração em Portugal, por ser doente cardíaca crónica desde sempre; a quem viu o pai falecer, subitamente, numa manhã de 3 de Junho de 1994, com apenas 49 anos de idade; a quem, por isto tudo e muito mais, já sentiu palpitações, taquicardias, sopros e outras ameaças… isto... não é boa notícia.



Um homem que, ainda por cima, provou que não era um Homem qualquer. Um Homem que deu provas no âmbito político (Secretário de Estado da Indústria; Diretor-geral da Startup Lisboa, determinante para a vinda da Web Summit para Portugal, a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009), aconteceu deitar-se e… acabou. Sem um pedido de auxílio para que alguém o pudesse salvar, sem poder ter uma segunda chance, sem nada.

Aqui com Patrick "Paddy" Cosgrave, empreendedor irlandês, co-fundador da Web Summit, uma conferência anual de tecnologia e CEO da empresa que administra a Web Summit e outros eventos, que graças a João veio para Portugal. Em 2015, ele foi listado 18 º na lista Wired UK das pessoas mais influentes na Europa na área da 
tecnologia.


Como esta é uma nuvem negra que ensombra a minha existência, logo no dia de hoje, em que isto sai à baila, vou ao arquivo das finanças à procura de um processo de imposto sucessório que me faz falta, por motivo de um assunto de serviço, desço ao arquivo, e entre as muitas caixas, nas tantas prateleiras, tiro o dito em questão. Olho a data, e, por ela… confirmo o que estava imediatamente antes... o do meu pai, João Sobreiro.

O que eu tanto acredito que na vida não há acasos…

Sinais?


Diz quem não acredita em mais nada, que acabou para sempre.

Livra! Que infeliz, que derrotado, seria eu se assim pensasse.
“Ah… és só um lírico, um parvo, por acreditar nessas estórias.”

Posso ser, aceito. Mas sou muita mais feliz por acreditar que tudo isto pode vir (um dia) a fazer sentido.

Que descanse em paz.




Video: https://sicnoticias.pt/pais/2019-03-26-O-percurso-de-Joao-Vasconcelos-um-impulsionador-de-empresas-tecnologicas

Sem comentários: