domingo, 8 de novembro de 2009

Eu televejo


Há duas formas de percebermos o grau de degradação e desnorte a que chegou o nosso país: lendo jornais ou vendo os concursos que dominam o horário nobre dos canais nacionais.

E custa-me sinceramente que tenha gasto a noite da passada Sexta-Feira (que é o meu dia preferido, logo a seguir ao Sábado) a assistir (pelo canto do olho) num serão caseiro, ao novíssimo concurso das famílias da RTP1. Nele, duas tribos concorrentes, uma a atirar para o fino, a outra do mais “tuga” que pode haver, esgrimiram “argumentos” para saber qual tinha mais “talento” para as artes. As piquenas cantaram, os mais velhos dançaram… bem… um horror. Pergunto-me como é que ainda existem pessoas capazes de se expor a tamanha humilhação e logo de seguida, dou por mim embasbacado a pensar onde é que as direcções de programas têm a cabeça. Finalmente, penso ainda como é que há telespectadores (como eu) para gramarem aquela “estucha” com tanta coisa boa que há para fazer nesta vida.

O momento em que o pai da família do povão tenta reproduzir a cena de um filme do Vasco Santana é sério candidato a um dos mais infelizes da história da nossa televisão. Ver o homem aquele sem ritmo, sem voz, sem coordenação de movimentos, sem saber o que estava ali a fazer, com o suor a correr-lhe em bica e as mãos a tremer, olhos colados ao infinito como que a suplicar uma ajuda divina que o levasse dali depressa para outro sítio qualquer… foi coisa penosa.

E o Júri? Safa-se a belíssima Maria João Abreu (que bem que lhe fez o divórcio…) porque de resto… o grosseiro do Manuel Serrão, um panasca qualquer lá da RTP e o Pacman dos Da Weasel, valha-me Deus que me custou tanto de o ver ali, vendido e submisso, rendido aos euros e à popularidade. Realmente… estavas melhor a fumar berlaites no café de uma esquina qualquer da tua Almada.

A nossa televisão é uma cena deplorável.

E ontem parece que começou o Dança Comigo no gelo. No gelo?!?!? Ai eu… E o que virá depois? O Dança comigo na Margarina? Dança comigo na vaselina? Dança comigo no arame farpado? Dança comigo sobre as brasas? Dança comigo descascados? (Esse eu via! E se fosse com a Madame Furtado a apresentar… então… gravava todos e até me oferecia para ir bater palminhas lá para o público).

Está tudo louco!

Já agora, uma palavra para outro abominável, o “Ídolos” da SIC. De vez em quando lá os apanho, ou porque a pequena vê, ou porque passa de relance e eu… pasmo-me com a estupidez daquele Júri. Aproveitando-se dos sonhos e ambições dos pobres concorrentes que esperam horas em filas para tentarem a sua sorte, aquelas bestas do júri não se fazem rogados e divertem-se a derreter a mais ténue esperança de vir a ser artista da grande maioria. Insultam, enxovalham, gozam, diminuem, envergonham e é suposto que os espectadores achem piada.

Eu achava engraçado era se um dia, um maduro assim mais afoito lhes saltasse para cima e lhes fosse pró focinho. Isso sim tinha piada!

Seria interessante se alguém lhes explicasse que há formas mais educadas e simpáticas de dizer as coisas e que tanta arrogância não ajuda em nada.

Mas afinal, aqueles cabrões pensam que são quem?

Estava capaz de me inscrever para um casting só para lhes pagar na mesma moeda, para ver se gostavam…

Pois… já sei, mas isso era capaz de não ir para o ar, pelo que…

1 comentário:

Luís Andrade disse...

Oh Pedro, é por estas e por outras que cada vez mais acredito que os melhores canais são a RTP2 (nos canais abertos), e o canal de História (Tv Cabo)...

Nos canais abertos já nem as novelas têm nada de novo para oferecer...vai-nos valendo (a quem pode...)um ou outro programazito apanhado nas centenas de canais a pagantes...

E já estou mesmo a ver o que nos vai oferecer o quinto canal aberto...

Abraço.