quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eu sei


Hoje de tarde, quando já caía a noite, eu vinha regressando às avenidas quase desertas de Santo António, chegado da minha corrida pela Beirã, quando vislumbrei um vulto de criança ao fundo da rua, caminhando no meu sentido.

Reconheci-o à medida que se aproximava, pelo jeito de andar. É um daqueles meninos da terra que não tem carinho para a troca, considerado por quase todos como problemático, mas que comigo sempre se comportou de forma exemplar, talvez como resposta à minha atenção.

Apesar da pouca visibilidade, reparei que sorriu quando me reconheceu e levantou as duas mãos no ar, à espera de encontrar as minhas, para fazermos um “high five”, um “choca”, como por aqui se diz.

Hoje estamos a 28 de Janeiro…

Quando finalmente nos encontrámos, disse-me: “Pedro… Quando é que é o Dia da Criança?”.

Eu respondi-lhe: “Ainda falta, amigo… É só em Junho. É sempre no dia 1 de Junho… Mas pensando bem… já faltou mais… ou melhor… está quase”. E cada um seguiu o seu caminho…

E eu senti assim uma bola de emoção a trespassar-me cá por dentro. E vim pensando…

Eu sei porque é que este menino me fez esta pergunta, apesar do tempo que ainda falta. Ele fez-me esta pergunta porque o Dia da Criança de Marvão é provavelmente o mais feliz para ele de todos os 365 dias que tem o ano. Mais feliz que o aniversário porque nem aí consegue ter a família toda junta… mais feliz ainda que o Natal, certamente escasso em presentes. Mais feliz que todos os outros dias porque nesse dia ele sabia que podia ter tudo, tudo o que ele quisesse, podia esquecer o resto e ser Rei incontestado, com direito a mil e uma torpelias, montanhas de coisas boas, guloseimas e até uma tourada e uma discoteca. Ele tem saudades do Dia da Criança e eu percebo-o porque eu também tenho.

E digo mais… Apesar de toda a maldade que há no mundo e no nosso concelho, apesar de toda a mentira, apesar de todo o interesse, apesar de toda a ganância… há momentos preciosos como este que me fazem sentir que tudo valeu a pena, momentos que ninguém nunca mais me vai poder tirar.

O Dia da Criança de Marvão vai continuar. Oxalá que sim, que continue. E podem mudar tudo para fazer esquecer, ou deixar tudo na mesma… mas jamais poderão apagar a glória do tempo bom que passou.

Eu sei porque é que aquele menino me perguntou pelo Dia da Criança e como ele muitos outros que vou por aí encontrando.

Eu sei… porque sei quem é o Dia da Criança para eles.

1 comentário:

Joãzinho disse...

Como te entendo amigo.. Continua assim.. Abraço.
Ps: Não tem nada a ver mas ouvi dizer que brevemente vens a Lisboa, espero o contacto nem que seja para uma cervejita na Portugália!!! hum..E estás tu a pensar como é que ele sabe, lol. Foi o mano que contou!!.. fica bem.