segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parada da Memória



Nunca fui grande apreciador de jogos de futebol de beneficência. Não sei explicar mas… apesar de saber que as intenções são sempre as melhores do mundo, tudo aquilo me parece fingido… a brincar… e o futebol é domínio demasiado sério e sagrado para se brincar.

Nestes jogos amigáveis, os jogadores tiram o pé do acelerador, ficam moles, dão espaço aos adversários para atacar, fazem palhaçadas, fingem que falham nos cortes para outros poderem passar, acabam os lances abraçados, deixam entrar a bola de propósito… querem fazer da gente totós.

E depois arranjam assim nomes pomposos como “A Equipa do Resto do Mundo” como se isso fosse nome digno de uma equipa que se preze.

Eu não costumo ver jogos destes. Eles até se podem divertir e alinhar numa granda jantarada no fim, mas eu… não costumo tirar dali alegria nenhuma.

Mas hoje o Eusébio faz anos (e o meu irmão também. Ironias do destino…) e eu dei uma segunda oportunidade a este tipo de eventos, chamemos-lhe assim.

E juro que não estava preparado para ver aquilo… Porra, pá… Tanta glória encarnada… Eina… O Mozer, o Valdo, o Humberto Coelho, o Pietra, o Shéu, o CHALANA, o Néné, o Rui Águas, o Paneira, o Neno, o Schwarz, o Magnusson… ídolos da minha infância e juventude, verdadeiros mitos vivos.. equipados em campo, passeando o estilo de sempre, uns mais elegantes, outros sem conseguirem disfarçar o peso dos anos, mas todos eles com o brilho de estrela que nunca se apaga.

Faltou lá o meu querido Manuel Galrinho Bento, de quem eu bem me lembrei, o guarda-redes que os benfiquistas da minha idade aprenderam a venerar como um Deus voador. Faltou mas foi lembrado e isso faz valer como se tivesse estado.

Epá… O que eu gostei de ver isto…

3 comentários:

JOAO CARLOS ANSELMO disse...

APENAS FALTOU UM HOMENAGEM PUBLICA EM PLENO RELVADO AO MIKI FEHER, QUE FEZ ONTEM ANOS QUE MORREU DE VERMELHO VESTIDO. SAUDACOES BENFIQUISTAS

Mac disse...

Milagres acontecem no túnel do estádio da Luz.
http://santamargarida.blogspot.com/2010/01/392010-sentir-jesus-num-tunel-de-luz.html

Bonito disse...

Ver o Chalana pisar “novamente” o relvado da Catedral, equipado à Benfica, foi um momento emocionante. Muito emocionante!