quinta-feira, 28 de maio de 2009

Noite de reis


A noite de ontem há-de ficar para a história do futebol como aquela em que os espanhóis do Barcelona deram um monumental banho de bola aos ingleses do Manchester, ao ponto de ainda hoje estarem para perceber como foram tão facilmente dominados.

Foi a noite de um menino que há custa de muito acreditar e de muito trabalhar, passou de apanha-bolas a titular indiscutível, chegou a capitão e dali a treinador consagrado, o primeiro e único a conquistar o triplete: Liga, Taça e Título de Campeão da Europa.

Foi a noite em que um velhinho que pensava que sabia tudo se viu enrolar por esse mesmo talentoso jovem que tem idade para ser seu neto.

Foi a noite do trabalho de equipa e da prata da casa.

Foi a noite de uma genial pulga argentina que encantou o mundo e até marcou de cabeça saltando por entre os gigantes.

Foi a noite em que o nosso Ronaldo mostrou como nunca estar cego pelo seu narcisismo.

Foi uma noite em grande e ainda estou meio enfeitiçado por aquele futebol de relógio suíço, de passes premeditados, que funciona até de olhos fechados. Que fácil que parece, que simples que é quando se é quase perfeito. Como a bola se lhes colava aos pés e parecia repelir os adversários… Muito bom!

Vivam os campeões da Europa.

Por falar nisso, lembrei-me que o primeiro ou segundo post que fiz foi sobre uma final da champions e descobri que o meu blogue fez dois anos há poucos dias. Mais de três centenas de posts depois, muitas horas passadas, mais de 125.000 visitantes depois, não podia estar mais satisfeito com o resultado.
E o que eu tenho poupado em psicanalistas, ó valha-me Deus.

Este é sobretudo um espaço de partilha e de vivência. Grande parte da minha vida e do meu sentir estão aqui plasmados.

Bem hajam por aparecerem.

Um graaaaande abraço,

Do vosso,

Tio Sabi

7 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

Eu torci pelo Manchester ! Reconheço que o Barcelona foi melhor, mas pelo que se passou na meia final, eles não mereciam estar ali .
O futebol é talvez o desporto colectivo mais primitivo, não evoluiu nada em termos de verdade desportiva, pois um único erro da equipa de arbitragem é muitas vezes factor decisivo no desfecho das contendas, o que não foi o caso desta final .

Eu gosto do estilo do Ronaldo : é um espectáculo dentro do próprio espectáculo . É como um toureiro que se pavoneia dentro da arena e pede aplausos no final das faienas em poses sempre pomposas e com estilo propositadamente narcisista .

O homem já mostrou muitos argumentos e eu sou capaz de percorrer alguns quilómetros para o ver jogar . O Messi tem um estilo mais rendilhado, mas que para mim não é tão atractivo . O Ronaldo parte para cima dos adversários como um touro raivoso e dá mais vida ao mundo por vezes enfadonho do pontapé na bola .


VIVA O RONALDO ! Viva o espectáculo ! Oxalá o gajo mantenha aquele estilo de toureiro e as suas inegáveis e provadas capacidades . Oxalá acabasse a sua carreira no benfica ainda com os mesmos tomates !

Desta vez estamos em desacordo, mas como diz a quadra do Aleixo :

Contigo em contradição
pode estar um grande amigo
duvida mais dos que estão
sempre de acordo contigo

Abraço ! Hermínio .

Pedro disse...

Excelente ponto de vista do Felizardo. Eu também torci pelo MUFC, mas a dose de perfeição do futebol catalão não deixou sombras de dúvida e foram os justíssimos vencedores.
Vizinhança, quanto aos dois anos do teu blogue, quero dar-te os meus sinceros parabéns e temos de brindar a isso no 4th July, eheheh.
Grande Abraço

Felizardo Cartoon disse...

Obrigado Pedro ! Eu nem me lembrava que o meu fazia anos, agora anda pouco visitado . Parabéns pelo aniversário do teu estabelecimento, do qual sou assíduo e ferveroso cliente .

Abraço ! Hermínio

p.s. O Barça foi efectivamente melhor ! Quando a equipa não ajuda o nosso puto não brilha à semelhança do que acontece na selecção .

Garraio disse...

Eu cá muitas vezes questiono-me pk é que o portuguesito é sempre contra os espanhóis.

Era algo digno de estudo. Ainda por cima aqueles que estão lado a lado, ombro a ombro com eles, como é o nosso caso.

Para aquilo que nos interessa, contamos com eles. Mas para tudo o resto, queremos é que eles se f....

Só não percebo porque é que não vamos meter gasolina a Gibraltar, porque é que gostamos de os ver na feira da castanha, porque é que lhe queremos impingir as comidas d'azeite ou uns croquetes de bacalhau.
Realmente e neste contexto de simpatias estas festas também deveriam estar mais vocacionadas para os filhos da grã-bretanha, não?

Veja-se a sportv ou a Rtp a conversa é sempre a mesma. Qualquer palhaço é comentador e consegue ser asqueroso, nesta temática, com bastante facilidade.

Um deles, não sei qual nem me interessa, quando Messi meteu o seund do barça, só conseguiu dizer: Golo "para" o Manchester. Na verdade, ele deveria ter dito: golo na " pá" do Manchester, se não era capaz de dizer: golo do Barcelona.


Vou-me deitar. Amanhã vou ao passeio da Adelaide, no Porto da Espada, prá í com uns cem espanhóis. Não sei quantos filhos da Grã-Bretanha lá vai haver, mas se vocês quiserem depois eu digo-vos.

Assim também não vamos lá.

Felizardo Cartoon disse...

Eu estive em Barcelona de férias na altura em que o Figo saiu para o Real Madrid e senti uma animosidade bacoca e notória quando eles se apercebiam que nós éramos portugueses, até junto dos funcionários do parque de campismo, pasme-se .

Na altura eu até era adepto do Barça, desde os tempos em que os portugueses ( Baía, Couto e Figo lá estiveram ).

Mesmo entre nuestros hermanos estas questões de simpatia por nacionalidade não são consensuais, como tu bem sabes Garraio e eu senti bem de perto que há muitos catalães que não se sentem espanhóis de todo; muitos mesmo.

- EU ADORO A ESPANHA E APRECIO MUITO O MODO DE VIDA DOS NOSSOS VIZINHOS .

- O MEU TRABALHO TEM SIDO MUITO MAIS VALORIZADO LÁ, DO QUE AQUI, NO NOSSO BURGO .

- CONCORRI A TRÊS CERTAMES DE HUMOR GRÁFICO EM ESPANHA, ESTE ANO E FUI APURADO EM TODOS ; MAIS: AINDA OS TRABALHOS QUASE NÃO TINHAM LÁ CHEGADO E JÁ ME ESTAVAM A AGRADECER E A ACUSAR A SUA RECEPÇÃO; MAIOR PROFISSIONALISMO É DIFÍCIL .

As paixões clubisticas, por vezes não encontram explicação no primado do racionalismo e em questões nacionalistas ou regionais .

Eu estive sete anos no Porto, onde deixei grandes amigos, não tento nunca deixado de ser um benfiquista ferrenho . Há mais benfiquistas no Porto, do que muita gente pensa : Conheci até um casal cujo marido era do Benfica sendo a esposa e o filho do Porto .

Repito: as paixões clubisticas, não se pautam por vezes, por razões regionalistas ou de nacionalidade. Às vezes não se explicam e pronto e daí não vem nenhum mal ao mundo porque aquilo tem a importância que tem, é só um jogo, concordo no entanto, que os meios de comunicação deviam ser mais isentos e mais contidos na demonstração das suas paixões .

Eu sinto-me muito mais em casa na cidade do Porto do que em Lisboa, no entanto sou benfiquista . Porquê ? Por cumplicidade com o meu pai que também era ? Sinceramente não sei! Só sei que vou sê-lo até ao fim da vida ! Mesmo que o poder de Lisboa, considere o Alentejo como terra de ninguém, mas isso são outras questões .

Na parte que me toca :

VIVA A ESPAÑA ! Mas não me sinto obrigado a preferir sempre os clubes espanhóis, quando os portugueses não estão na contenda .

Não tenho nenhum amigo inglês e se a Espanha jogar com a Inglaterra na final de uma qualquer competição, provavelmente serei espanhol, não sei, mas se não for, não é por isso que a Espanha passa a ser menos Espanha .

Se estiver na companhia de uns amigos espanhóis e de caña na mão serei espanhol de certeza .

Ó Pedro : se o Garraio não ler isto, diz-lhe para ler .

Sem qualquer tipo de ressentimentos ou de animosidade que o futebol dos milhões não merece :
Grande abraço ! Felizardo .

Garraio disse...

Amigo Felizardo:

Sei que a minha escrita às vezes é áspera, mas esse é só um dos meus milhentos defeitos. Não interpretes o meu comentário como animosidede, interpreta-o como tristeza e tambémm alguma decepção.
Podes ser benfiquista desde pequeno, como eu desde que o Alves deixou de jogar no Boavista, mas do Manchester desde pequenino certamente não és.

E a mim custa-me entender essa posição, mesmo que ela não tenha nenhuma racionalidade nem nenhuma lógica, como tu bem disseste.

Também gostava de te referir que essa história te aconteceu em Barcelona, foi um mero acaso, mais bem foi a excepção que confirma regra.

Como certamente recordarás, na era koeman fomos eliminados pelo Barça (com uns favorzinhos do árbitro à mistura). Nessa altura, o amigo Nuno Pires convidou-me para ir a Barcelona ver a segunda mão. Não pude ir porque não tinha dinheiro, mas telefonei a um amigo que tenho em Barcelona e arranjei-lhe um bilhete para o Jogo. Quando o vires, pergunta-lhe como foi tratado.

Quanto à tua obra, se ela fosse minha, tinha muito mais orgulho em ter um prémio em Espanha, porque isso é sinónimo de trabalho de qualidade, que fazer uma exposição no CCB, onde com um cheque em condições exponho até eu, que não sei fazer uma linha recta, nem com a ajuda de uma régua.

Grande abraço, como diz o cunhado do tasqueiro.

Felizardo Cartoon disse...

Se Portugal não for ao mundial, oxalá que a final se dispute entre a Espanha e o Brasil !

Grande abraço !