segunda-feira, 1 de março de 2010

Circo Carvalhali apresenta... Jesualdito!


A improvável, surpreendente e meteórica ressurreição do Sporting, com duas “cabazadas” caseiras consecutivas por 3 “secas”, na quinta frente aos bifes do Everton (que na Liga Europa deixaram Lisboa com 8 no “papo” sem se estrearem a marcar) e hoje frente aos bimbos do Porto, é mais um argumento de peso para todos aqueles que, como eu, defendem que o Futebol (com “F” maiúsculo) é das coisas mais lindas que um homem pode apreciar nesta vida.

E o futebol extravasa os limites terrenos sempre que se supera e imita a própria vida, com toda a sua imprevisibilidade e magia própria.

Se no domingo passado, um gajo abancado na mesa de uma cervejaria qualquer dissesse em voz alta que o Sporting ia espetar 3 “sem resposta” nos ingleses e nos do Norte, das duas, uma: ou era louco ou estava bêbado.

Antes de se iniciar a partida, estando eu confortavelmente instalado no sofá da bancada de minha casa, pensava: um milagre pode acontecer… os gajos estão com a moral da última quinta… um remate de ressalto… um penálti… o Moutinho ou o Veloso… pode ser… mas logo de imediato era assaltado pela enorme diferença de poderio e de registos… no desnível de qualidade dos plantéis… na diferença de categoria e experiência dos treinadores…

99% das apostas eram azuis e brancas. Mas o futebol é assim e ainda bem. Ainda o árbitro não tinha metido o apito no bolso e já o estava a levar à boca para assinalar o primeiro. O Sporting foi raçudo, determinado, certeiro nos passes e nas marcações, inteligente a ocupar o campo, letal nas hipóteses de golo que soube não desperdiçar. Ao cair do pano da primeira parte, um míssil soviético de Izmailov fez exultar os da casa e enviou os forasteiros, desolados com a diferença, cabisbaixos para os balneários. No regresso para a segunda metade, a estocada final de Veloso, logo aos dois minutos, deitou por terra qualquer ânimo portista que restasse.

O Sporting teve uma exibição magnífica. Os adeptos, os seus e outros que eu cá sei, devem de estar felizes.

Pela parte que me toca e em nome de toda a família benfiquista… BEM HAJAM!
-
PS 1: Não ia fazer um post específico sobre o acontecimento (as goleadas do Glorioso já são uma das modas da época) mas já que se fala de futebol, não posso deixar de aqui plasmar para a posteridade, a exibição de gala e bandeira do meu Benfica, ontem, no Estádio do Mar, onde o campeão em título também tropeçou na semana passada. 5 estrelas e um Di Maria de sonho para encherem o meu coração de alegria. Divinal!

Faltam 9 finais, rapaziada. O percurso é longo e traiçoeiro. Mas estou em crer que com arte, tenacidade, profissionalismo, garra e muito esforço, vamos conseguir. Dependemos de nós. Quanto é que isso não vale?

PS 2: Fora parte tudo o resto, o que eu gosto de ver o Porto perder… Epá… é uma satisfação… parece que acabei de comer uma bruta sardinhada. Fico tão saciado… A carinha do Jesualdo… e o Papa? Só foi pena não terem dado um grande plano no final… mas a gente imagina... Tão bom…

Sem comentários: