segunda-feira, 2 de março de 2009

A revolução Indiana – por via do milionário do bairro-de-lata


Vejo a nova coqueluche do cinema mundial, “Slumdog Millionaire”, cortesia dos meus dealers de eleição e lamento não ter sido enfeitiçado pela magia do filme que encantou meio mundo.

E isso é chato…

Ver a malta toda numa de delírio e a gente estar fora… Mas o que é que eu posso fazer?

A história do rapazinho dos bairros-de-lata que trepa pela vida fora e se candidata ao “Quem quer ser milionário” para conseguir resgatar o seu amor perdido tem tudo para andar, mas…

Para já, o realizador Danny Boyle deu o “Trainspotting” ao mundo e podia ter marchado logo a seguir. Aquela viagem alucinante à vertigem da existência junkie de Edimburgo fez-lhe mal à cabeça e o homem ficou de tal maneira amolgado que nunca mais seguiu carreira. Como realizador é sofrível. Os prémios e as nomeações que ganhou com esta fita só podem ser um equívoco.

Depois, a imagem que traça da Índia é de tal maneira confrangedora que chega a ser atroz. É duro lidar com realidades destas que sabemos que existem mas não visualizamos. À noite, deitei-me e sonhei com os meninos perdidos a quem os gangues de rua roubam a visão para poderem ganhar mais de esmola.

O guião é a única coisa que considero mesmo muito boa e o único factor que poderia verdadeiramente salvar a fita mas é filmado de forma tão pouco verosímil que nos acabamos por perder. Abusam um pouco da nossa boa vontade e quando aquilo que é óbvio e aquilo que nos parece impossível se misturam e tornam regra, o fiasco ganha terreno.

Não desaconselho e já que está tanto na berra, vão ter mesmo de ver mas se alguém um dia vos disser que este é o filme da sua vida, sorriam e pensem baixinho: “não percebes nada do artigo”.


PS1: Se querem uma história de amor de partir o coração, filmada com mestria, vejam o “Romeu e Julieta” do Baz Luhrmann, ou o “Breaking the Waves” do Lars Von Trier… Depois conversamos.

PS2: A Índia deve ser um sítio mágico, místico e fabuloso. O Tio Sabi gostava de lá ir.

PS3: Esta história toda fez-me lembrar uma noite destas em que estava aborrecido e me perdi no delirante site Bombay TV, precisamente a fazer legendas loucas de filmes indianos onde entra o actor favorito de Jamal. Ficaram assim…


O filme, clicando aqui.

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui também.

Sem comentários: