sexta-feira, 20 de março de 2009

Study Visit - Kuusamo (Finland)


MUNICÍPIO DE MARVÃO


INFORMAÇÃO

Conforme proferida na Reunião de Câmara de 2009.03.18


De: Vice-Presidente Pedro Sobreiro
Para: Câmara Municipal de Marvão
Assembleia Municipal de Marvão

Assunto: Visita de estudo à Finlândia

Procedo por este meio à informação oficial de que no dia 29 de Março iniciarei uma visita de 7 dias à Finlândia para estudar o sistema educativo deste país, numa acção designada “Making it possible to study in sparsely populated areas” (Tornando possível estudar em áreas de população dispersa) que decorrerá na localidade de Kuusamo.

Em Abril de 2008, tomei conhecimento através do jornal semanal “Expresso” de que a Agência Nacional PROALV (Programa de aprendizagem ao longo da vida) estava receptiva a candidaturas de visitas de estudo que visassem apoiar a definição de políticas de cooperação a nível europeu no domínio da educação, especialmente destinadas a especialistas, directores de estabelecimentos de ensino, coordenadores de departamento, investigadores e entre outros, representantes de autoridades locais. Tratou-se pois de uma candidatura realizada a título pessoal mas a qual não pode, no meu entender, ser dissociada das funções que actualmente desempenho.

Preenchi e enviei o formulário, integralmente em inglês (a língua oficial de todo o processo) e a 4 de Agosto tive a honra de ser informado de que tinha sido seleccionado para integrar esta comitiva onde serei o único representante de Portugal, entre colegas da Alemanha, França, Grécia, Roménia, Espanha, Turquia, Itália, Holanda, Polónia, República Checa e Áustria.

Faço questão de informar, a título de esclarecimento, que esta acção não trará qualquer custo acrescido para a autarquia, uma vez que irei receber uma bolsa de estudo da Agência PROALV que me apoiará na aquisição da passagem aérea e no alojamento na Finlândia. Todos demais custos que possam eventualmente surgir serão totalmente suportados por mim.
No entanto, ao integrar a comitiva na qualidade de autarca de Marvão, entendo que esses dias de ausência da câmara deverão ser considerados como sendo em representação do município, não querendo por isso qualquer pagamento extra. O único apoio que solicito e me parece justo, consiste na deslocação de ida e volta para o aeroporto em viatura municipal.

No meu entendimento, estamos perante uma oportunidade única e estratégica de poder estudar com profundidade um dos sistemas educativos mais evoluídos do mundo, numa área que se assemelha em muito à do concelho de Marvão, quanto mais não seja pela dispersão demográfica.

Levo comigo informação detalhada do nosso tecido educativo que solicitei previamente, bem como do funcionamento do sistema português e de cada uma das escolas do concelho para que possa ser alvo de estudo e análise por parte de todos os parceiros.

Faço votos sinceros que esta missão possa contribuir para uma visão mais alargada do processo educativo. Estou convicto que pode aportar mais-valias e boas práticas que oxalá possam ser aplicadas no nosso concelho.

Em sede própria, no Conselho Municipal de Educação, órgão privilegiado para estas matérias, darei conta das conclusões desta viagem que espero seja profícua para todos.



17 de Março de 2009

O Vice-Presidente
(Vereador da Educação – por delegação de competências)


______________________________________________
(Dr. Pedro Alexandre Ereio Lopes Sobreiro)

-

Nota: Após a leitura da presente informação, a vereadora Madalena Tavares propôs que uma vez que avançava em representação do Município, não suportasse a totalidade das despesas de alimentação pelo que defendia um apoio a nível de ajudas custo. Esta proposta foi aprovada pelos restantes membros do executivo.

No seguimento, os dois vereadores do Partido Socialista felicitaram-me por este êxito pessoal e profissional e destacaram a importância de, enquanto marvanense, ser o representante de Portugal neste projecto tão interessante que pode ser tão benéfico e enriquecedor para o concelho.

A bancada do PSD (o vereador José Manuel Pires estava ausente) não emitiu qualquer comentário ou palavra.

3 comentários:

Clarimundo Lança disse...

Parabéns

nuno mota disse...

além de ser uma honra o unico representante de Portugal ser do nosso concelho, servirá certamente para colheres mais algumas indicações que as altas esferas se quiserem poderão certamente utilizar no desenvolvimento do Sistema Educativo do nosso País ( que diga-se bem necessitado está ... ) Parabéns e desejos de uma optima viagem ! Abraço grande !

Fernando disse...

Excelente iniciativa!

Vou comentar este teu post, não só na qualidade de munícipe do Concelho de Marvão, mas também como membro do "Movimento Por Marvão".

Na verdade este tipo de iniciativas deveria fazer parte de uma política normal dos municípios portugueses, de forma especial os que sofrem da sua interioridade, muitas vezes tão perto e tão longe da nossa vizinha Espanha.

Há muitas áreas onde um Município como o nosso pode promover intercâmbios que beneficiem os jovens do nosso Concelho, as nossas Instituições sociais, culturais e desportivas, e também as nossas empresas, contribuindo de forma positiva para a criação de novas perspectivas de desenvolvimento.

Num momento em que o Estado Central está a passar diversas competências na área da educação para as autarquias locais, a tua participação nesta iniciativa, é oportuna e muito válida, para não ficarmos tão fechados no pequeno mundo que nos rodeia.

O Movimento por Marvão entende que este tipo de estudos de caso não podem ser casuísticos, devem fazer parte de uma política estruturada ao serviço do Concelho de Marvão.

Bom trabalho.

Fernando Gomes
MporM