quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os homens de leme




-
Os Xutos e Pontapés já ganharam há muito o estatuto de símbolo nacional.

Estão assim ao nível da sardinha assada, do garrafão tinto de 5 litros, do galo de Barcelos, da meia branca com sandálias, do palito ao canto da boca, das tatuagens do ultramar, da unha grande no dedo mindinho, de coçar as partes baixas em público, do dizer mal dos outros só por inveja…

São daquelas cenas que a gente vi e diz assim: é de portuga!

Eles comemoraram agora 30 anos.

Eu tenho 36 e em grande parte da minha vida estiveram sempre ali, lado a lado.

Agora andam na estrada com disco novo mas o fulgor dos velhos tempos já lá vai há muito… A idade tudo traz…

E por mais que queiram manter o espírito roqueiro, as palavras que saem daquelas gargantas já não nos soam tão autênticas como antigamente. Digamos que… estão aburguesados e isso era das piores coisas que lhe podia acontecer (antes acabar…) mas o negócio é mesmo assim.

Parecem assim uns Rolling Stones de terceira divisão mas eles dizem que andam nisto por gosto e a gente finge que acredita, nem que seja pelos bons velhos tempos…

Mas no concerto de sábado passado em Portalegre, no âmbito das festas da cidade, enquanto a minha filha me pulava nas costas e cantava em coro o “Não sou o único”, eu não conseguia parar de sorrir e de pensar como o tempo passa depressa.

Ainda ontem estava deitado no meu quarto adolescente, a sorver a revolta em cada acorde do magnífico “Circo de Feras”, um verdadeiro manifesto de juventude e rebelião então acabadinho de sair… quando dou por mim a fazer o papel de cota… num concerto de estádio… a ouvir a minha própria descendência a curtir a cena como se não houvesse amanhã.

Isto… a vida tem porras…









PS: A voz que se ouve a cantar no vídeo não é a minha, que eu estava tão caladinho a gozar o prato. A voz é dela!!!

PS1: Adorei ouvir o velho Kalu quando tomou a dianteira. Aquele sim é a alma da coisa. Um autêntico duro!

PS2: Depois desta experiência, já não me restam dúvidas… se Deus nos der saúde, daqui a 7 ou 8 anos já estou a fazer os festivais de Verão com as pequenas de mochila às costas. YYEEEEEEEESSSSSSSSSSSSS!

2 comentários:

Robson Lima disse...

São daquelas cenas que a gente vi e diz assim: é do Brasil! (também, tudo igual, rrs)

Estou com duas fotos do teu irmão gêmeo Romero, falta só escanear e mandar...rsrs

Abraço...

Isabel I disse...

Por acaso não concordo nada consigo, acho que se mantêm iguais a si próprios, são até como os bons vinhos, melhoram com o tempo. Continuo fã incondicional destes rockeiros que já atravessaram 3 gerações e não param de nos surpreender e emocionar.Quanto a ir atrás da pequena para os festivais de Verão, não faça isso, ela não ia gostar nada. Isabel I