segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

D. D. B. (Domindo De Bola)









Olhei para o que me esperava do dia, e pensei: Eina! Que domingo em cheio, com os 3 grandes a jogarem em non stop: o meu Benfica às 4h, o Szeborten às 6h, e o Porto às 8h!

Não sou gajo para mamar sequer um, dos muitos talk shows de análise do campeonato, que há por aí: do pimba da CMTV, com os comentadores todos histéricos e drunfados, a falarem de um jogo visto à má fila, numa televisão que o transmita credenciada para tal; ao programa oficial da SIC Notícias, com todos os canastrões do assunto, ou mesmo o da TVI24.

Não pago por canais oficiais de bola, não compro jornais de desporto, mas amo o futebol, e sobretudo o meu Benfica, que isto das paixões não se explicam, apenas se sentem, e vivem.

Hoje, como era um dia diferente, quis fazer algo inusitado, e não ver apenas aquilo que é meu. Fiz assim um esforço para poder ver o Szeborten, e os Tripeiros a jogar. No fim da primeira volta do campeonato, quis tomar o pulso à coisa.


O meu Benfica, encantou-me. Jogou, convenceu, provou que é capaz de continuar a sonhar, com o que sempre foi impossível para si. E para mim. Foi a Moreira de Cónegos ganhar, não à rasca, mas com uma vitória confortável, por dois de diferença. Habitualmente, a crónica do escriba Sabi, o tal vendido ao fisco, a troco do soldo para viver; terminaria por aqui.

Diria que Jonas voltou a encantar, comme d’habitude, porque descobriu Pizzi, aos 23, e este desferiu uma bazucada, daquelas que o meteu a bater pala às bancadas, logo de seguida. O jogo foi bom, foi mexido, e o marrafinhas Cervi (se eu tivesse cabelo, era um penteado daqueles! Ai isso é que era!) falha-me um golo de baliza aberta, mesmo em cima da linha, por ter chegado com segundos de atraso.


Mas as hipóteses flagrantes não se ficaram por aqui, isso é que não. D. Jonas, descobre-me que o guarda-meta estava adiantado e, do meio campo, inventa um chapéu de antologia que o jagunço só consegue desviar à rasquinha, com uma palmada para canto.
Não foi tudo para o nosso lado, que o bom do justiceiro Varela, teve de negar um golo em defesa espetáculo, respondendo a um remate de cabeça, mesmo à queima roupa.

Não foi, no entanto, o único a brilhar entre os postes: uma triangulação perfeita de Cervi com Jonas, termina num rematão deste, que permite a Jonathan, uma defesa do outro mundo.

Ali andávamos nisto até que aos 74, numa movimentação do visionário mister Vitória, lança o puto João Carvalho (tenho de começar a ver os jogos da equipa B, para os começar a conhecer!), que dá a melhor resposta (tirou o cansadíssimo, embora muito valoroso Sálvio) a um grande roubo de bola, e faz cruzamento cirúrgico, para os pézinhos de Mr. Pistolas que… claro… faturou! Este é o 6º jogo consecutivo a marcar! E prontos, portantos, vitória, vitória, acabou-se a história… que não hoje!

Seguiu-se, logo de seguidinha, a lagartagem, a enfrentar os da ilha! Estava o gajo todo cheio de moral que… vi o jogo todinho, e Deus! O que isso me custou! Mas era o que estava previsto. E foi o que foi!


Olhem, para quem ainda não soube, espataram 5 a zero! 5 A ZERO AO MARÍTIMO! E agora poderia mudar já para o Porto, mas, só um reparo para dizer que… aquilo foi mau demais (para um Benfiquista), para ser verdade. Aquele miúdo mal enjorcado com cara de formiga, quase sem barba ainda, que dizem que era para vir para o meu Benfica… dasssssssssssss… está-me ali um jogador…


Ele é que virou aquilo tudo! Depois, têm-me lá aquele corno, daquele carapau do demónio holandês…

Bom, deu barraca!

Os lagartos acabam a 1ª ronda com mais 9 pontos, 9!!!, que no ano passado. É obra!


Janto e vou passear o meu amigo de 4 patas, que chove que deus a manda! O sacana, quando lhe abri a porta, olhou para mim com um ar: tens a certeza que queres mesmo ir, dono?!?!? Não estiveste a beber, nem nada?

- Vá, anda daí que tens necessidades a fazer, rapaz! Mexe-te!

Quando chego… bem… devo estará ver mal: Guimarães -1,Porto – 0. ZERO?!?!?!?

Claro que me abanquei com toda a serenidade. O Guimarães estava uma senhora equipa. Muito bem montada, muito combativa, muito cerebral, muito à imagem do seu treinador… que foi lagarto!, com um golo apontado por um jogador que… também ele, já é lagarto! Não é este?!? É pois! Isto já deve ser o sistema do Bruninho a funcionar, pensei! Vão enrolar o Porto!

Vão, vão. Os gajos levaram carreira direita até ao intervalo. Depois… depois… a coisa descambou! Estão a ver aquele pretalhãozão, o ABUBABUBA? Uma vigazorra escura? O que tinha dito que “ao Porto?!?!? Regressar?!?!? Jamais!!! (como o Mário Lino, quando era ministro do senhor engenheiro).

Bem, marca-me um golão de avançado… com uma suplesse, um nível, um toquinho…


Depois dali… foi fartar vilanagem! Brahimi (que continua a dar-me razão, quando digo que é um dos maiores virtuosos do nosso campeonato! Adoro!) marca… ou melhor, INVENTA UM GOLÃO, que é digno de ser revisto à exaustão! Pura magia! Para pesadelo meu, claro está! E vão dois! Já estavam por cima! Brahimi = pura magia!


Em cinco minutos, entre os 57 e os 62, fazem 2 golos e dão a volta ao texto. Não custa nada!

Como se não bastasse de pretos talentosos (e atenção que eu não sou racista! Chamo-lhe pretos, porque é a sua cor! Queriam que lhe chamasse o quê?!?!? Escurinhos? Pelu amorrr dji Deussssss), um cabeçudão de um chamado Marega! (este, para além de preto, é cabeçudo!) faz dois de seguida: um aos 79, e outro aos 83!


Depois, um branquinho ainda reduziu a diferença mas… não valeu de nada.

Tanto minuto a ver bola, e tanta palavra, que se resumem apenas a: o FC Porto não tremeu, ao ver que os rivais tinham ganho, e voltou a sentar-se no cadeirão de 1º: a 2 dos lagartos e a 5… dos lampiões. Ou seja, eu.


A minha pergunta agora, para 1.000.0000 de dólares é: quem é que vai perder pontos até ao final da liga esta?

- Olha-me outro... Atã nã sabess quem vai ganhare? Semos nós!
Ass: Cruyff da Reboleira

Sem comentários: