sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O futuro... (é, todo) ali (na net / ou esfumaçando pelas vielas)




No sempre belíssimo programa/rubrica “Contas Poupança” da SIC, o jornalista Pedro Andersson (https://www.facebook.com/contaspoupanca/), revela-nos o impressionante mundo do novo Portal das Finanças, agora completamente modificado, orientado na perspetiva de servir online o contribuinte.


clica aqui em baixo, no link, para veres o vídeo



Eu assisto, algo maravilhado, na perspetiva do mero espetador, às inúmeras potencialidades desta nova ferramenta. Já muito sabia, por informação interna, mas acaba por se ficar sempre com uma sensação de deslumbre. A velocidade com que as coisas acontecem…

Quando entrei para as Finanças, em 2000, como estagiário para o serviço de Nisa, com o meu, desde então enorme amigo, quase irmão, Rui Pinheiro, tivemos como primeiro grande desafio, o ajudar na recolha, de todas as declarações de IRS daquela área. Se bem me recordo, são 10 freguesias. Declarações, uma por uma, campo por campo. Cedo viram que os miúdos eram bons com os computadores, e daí, a sermos largados nessa grande empreitada, foi um passinho.

17 anos depois, as declarações de IRS, foram descontinuadas, em papel; e qualquer um já pode entregar o IRS de forma automática, via telefone, de uma esplanada qualquer, devendo para tal, apenas ter Wi-Fi e as suas passwords. Parece futurologia, não é? Mas é verdade!

Assim que me pude aperceber daquilo, que o novo portal das finanças pode fazer, estremeci. Qualquer um sentado à frente de um computador, pode aceder a toda a informação fiscal, em geral, e sobre si. Emitir guias de pagamento, efetuar esse mesmo pagamento via home-banking, em casa, tranquilo, à lareira; entregar toda e qualquer declaração, seja ela de rendimento, ou património. IVAS, IRS, Modelos 1 de IMI, Declarações de Imposto de Selo… tudo aquilo que a gente faz no serviço!

Percebi então porque motivo, desviei logo o olhar, quase inatamente, assim que comecei a ler na intranet (a nossa internet interna), tudo aquilo que o novo portal poderia dar aos nossos contribuintes. Todo um manancial de dados, fichas e informações.

Na altura, perante o mal estar, comentei: é o princípio… do fim. Não mais entrará uma nova geração de técnicos tributários, como no meu tempo. Éramos à volta de 80.000 a concurso… e hoje damos corpo, e cara a esta casa, que aquando da nossa chegada, não tinha admitido ninguém há já 14 anos.


No futuro, antevejo um poder atribuído às máquinas, cada vez mais assustador, e opressor. Os humanos, em casa, ligados à rede, fazendo tudo através de um computador pessoal. Não convivendo, não falando, não interagindo.

Na cúpula, isto, muito à frente, na Europa, e no próprio mundo! Mas…

Em Vale Salgueiro, durante dois dias, na festa dos reis, os putos não só são encorajados a fumar, como são os próprios pais quem lhes compra os cigarros











Andar por lá na rua, deve ser um fartote de rir, com os putos todos a esbajearem pelas esquinas!

- PAI!!! OLHA ELES MESMO A FUMAREM!

- Ah… aquilo é só queimar, filha! Eles não travam. Não inspiram o fumo.


PORTUGAl… not ALBÂNIA but…

Sem comentários: