domingo, 10 de março de 2013

2013.03.03. - Marvão - Santo António das Areias - X Matança do porco da junta de freguesia de Santo António das Areias



























Domingo, 3 de Março, foi um grande dia para Santo António das Areias.

A junta de freguesia local realizou a décima edição da matança do porco.

Por apenas 6 euros, a entidade promoveu um dia de festa que começou logo pelas 8 horas com o início da matança.

Às 9h da manhã, muitos dos inscritos já se aglomeravam junto ao mercado municipal para ali se degustarem com as típicas migas de pão com toucinho frito e café do pucheiro, como era pratica nos tempos antigos.

Às 13 horas, todos se reuniram para o almoço de sopa de cachola, sopa de couve com carne dos ossos e fritada de porco.

Com animação geral garantida pelo habitual acordeonista de serviço, houve muita boa disposição.

Os mais de 300 inscritos e alguns convidados engrandeceram a festa que pelas palavras do presidente da junta José Luís Andrade “se manteve num nível muito bom e deu continuidade ao sucesso dos anos anteriores”.

Na sua análise, “a crise notou-se sobretudo pela menor afluência dos espanhóis mas os estrangeiros e ingleses das redondezas marcaram bem a sua presença”. Não deixou de referir que “para além das obras, este é o maior investimento anual da junta de freguesia que só se consegue também com a enorme ajuda dada pelos muitos voluntários, sem os quais não seria possível concretizar este feito”. Aproveitou para publicamente agradecer “o apoio de todos que contribuíram para a festa”.

Garantiu que no futuro, esta festa vai certamente continuar. Não com ele como presidente porque já atingiu o limite dos 3 mandatos, mas como vai “continuar a integrar as listas do partido socialista”, vai “trabalhar em prol da população da freguesia, se assim for a vontade da maioria”.  

Texto e fotos: Pedro Sobreiro

Sem comentários: