domingo, 24 de março de 2013

Certas derrotas preparam-nos para grandes vitórias


(nota do autor: este texto foi copiado diretamente do facebook, daí o tamanho da letra e a estranha grafia sublinhada nos bombeiros e no jornal para que também reconheçam que o texto era sobre eles no linguajar facebookiano)


A Associação Bombeiros de Marvão foi importantíssima para mim.





Foi ela, foram eles, os bombeiros que me salvaram.



Foram eles que me deram a mão depois do acidente de mota. 


Quando realizei a minha festa de aniversário de 2012, não no dia 8 mas no dia 9 de Junho que foi num sábado, pediram para celebrarem uma missa de acção de graças na igreja da minha padroeira, a Nossa Senhora do Carmo da Beirã. Estiveram presentes o padre Fernando Farinha e o padre Luís. O primeiro foi meu professor no liceu e um homem que marcou muito a minha vida. O segundo, é o pároco da paróquia, pelo qual nutro grande simpatia, quis-se unir à intenção e vi isso com os melhores olhos. Foi tudo muito lindo e sentido.


Depois, seguimos todos para a associação de caçadores da Fonte da Viola, nos Cabeçudos e realizamos uma grande festança. Usando lá da palavra e com aqueles amigos todos à minha volta, falei de peito cheio. A verdade, como sempre. Disse então que desde que sofri o acidente nunca mais tinha chorado. Passei momentos muito duros, muito difíceis, muito sós. Mas nem nos piores tinha chorado. Disse então que por aquilo que sabia, deveria ter perdido a capacidade de chorar, de me emocionar às lágrimas. Mas disse nesse dia, que se me fosse permitido chorar, choraria ali, de alegria, por os ver todos à minha volta. Quem eu mais queria neste mundo à minha volta. Uma sala cheia de amigos. Deveriam passar das 100 pessoas. E não estavam todos! Algumas pessoas não estiveram presentes.


O maior presente foi a presença de todos mas alguns fizeram ainda questão de me oferecerem mais algo. Os bombeiros voluntários de Marvão que me salvaram, a Manuela e os Josés ofertaram-me a t-shirt com estes dizeres sábios. 


E é bem verdade, o que diz nela. Sem medo de quaisquer invejas, ou macumbas, posso hoje dizer que desde o acidente, todas as decisões que tenho tomado na minha vida são certas. São vitórias.


Das coisas mais pequeninas, às mais importantes, todas foram decisões acertadas.


Decisões a todos os níveis, certas. 


Decisões das quais me orgulho.


Tantas,que por vezes até tenho medo de tanta coisa a correr bem. 


Olhem, por exemplo a descoberta do facebook que me tem ligado imenso a amigos e me tem dado muita alegria. O início da colaboração com o Jornal Alto Alentejo do meu querido Manuel Isaac e do amigo André Relvas. A redecoração de partes da minha casa. Coisas que andavam para ser feitas à muito tempo e que aconteceram depois deste clique.


Há quem agradeça a quem quiser. Eu dou graças a Deus. Mas um Deus que está presente em tudo. Que não é físico mas está presente. Tenho medo que o nível esteja muito alto e penso por vezes que melhor é impossível.


Mas desde que Deus esteja do nosso lado, temos de riscar as letras “i m” antes de possível, como aprendi nos escuteiros, para que tudo seja possível. O segredo para se ser feliz é pensar que pode sempre ser melhor.


A t-shirt é sábia. 


Aos bombeiros que me salvaram, mais uma vez, obrigado.

Sem comentários: